domingo, 8 de novembro de 2009

CALOR – EXERCÍCIOS SOB ALTA TEMPERATURA



O verão aproximando e todos sofrendo para treinar nos dias de calor que parece ter chego de supetão, naturalmente os atletas mais experientes mudam sua rotina e buscam os horários do dia onde o clima está mais ameno e isso é uma boa estratégia para quem pode fazer isso.

Nosso corpo ganha calor principalmente através do metabolismo, mas também pode receber calor a partir do meio ambiente.

O ser humano é disposto de um termorregulador que consiste em manter uma temperatura corporal interna praticamente constante em 37º C tanto em repouso como durante a realização de atividade física.

Alguns problemas podem ocorrer ao atleta que fique de forma excessiva exposto ao calor, podendo chegar à morte, esses problemas podem ser reduzidos significativamente por reposição adequada de água e eletrólitos, ter feito treinamento de aclimatização e utilização de vestuário adequado.

Pesquisas mostram que se mesmo no inverno o atleta treinar em situações de calor em ambiente fechado, quando o mesmo for para uma atividade externa sob forte calor a adaptação será mais rápida, uma dica para ciclistas e triatletas é a utilização de aulas de ciclismo indoor em salas sem ar condicionado.

Para quem desejar fazer aclimatização ao calor uma sugestão é diminuir o tempo de treino, iniciando com 20 minutos e aumentando aos poucos durante cinco a oito dias.

Até.