domingo, 14 de outubro de 2012

AFERIR PROTOCOLO PODE MINIMIZAR OS ERROS



Os erros constantes ou melhor a cada rodada do campeonato brasileiro de futebol, vem esgotando a paciência das pessoas que trabalham, torcem ou apenas gostam de futebol.

O aumento absurdo de falhas na arbitragem a cada rodada, me fazem perceber que tem algo errado em toda essa situação.

Comecei a perceber que muitos dos erros dos árbitros considerados de elite do futebol brasileiro são os mesmo cometido pelos árbitros que apitam as peladas que jogo, árbitro esse já aposentados ou sem experiência, tem algo errado! Como pode um árbitro peladeiro cometer os mesmos erros dos árbitros considerados de elite?

O futebol mundial mudou, os jogadores de futebol estão mais preparados fisicamente, correm mais rápido, correm maiores distância dentro do campo, a idade média dos atletas no Brasil baixou e infelizmente os árbitros não acompanharam isso, os testes seletivos são ultrapassados, as referências são fracas, mesmo recentemente ouvindo o comentarista de arbitragem Arnaldo César Coelho dizendo que são fortes, forte pra quem?


O protocolo para selecionar os árbitros deve ser completamente reformulado, as referências também devem ser aferidas, não é possível ver tanto árbitro acima do peso apitando futebol e tão mal posicionados durante as partidas. Como professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício vejo isso ser uma das soluções, tenho conhecimento de testes e avaliações que podem ajudar nesse processo.

Com certeza medidas como essa não vão sanar completamente os erros de arbitragem, mas podem minimizar tanto erro, está na hora de selecionar pessoas que tenham dom para ser árbitros e com qualidades físicas de atletas de alto nível.

Até.