quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fortalecendo os Tendões



Olá, alguns atletas já estão próximo de sua primeira competição anual, outros ainda podem estar iniciando sua pré-temporada.

Agora que estamos nos preparando para a nova temporada é uma boa hora para trabalhar de forma diferente do que nós fazemos o resto do ano é o momento de colocar em segundo plano a obsessão de acumular volume.

Se durante este período de pré-temporada gastar um pouco de tempo para fortalecer nossos tendões, é certo que durante a época não vai nos dar problema e resistir a todas as cargas que daremos a eles.

Os tendões são tecidos vivos fibrosos que incham e ficam cada vez mais forte com a atividade física e tornam-se fraco e fino com a inatividade. Dentro da atividade física, os investigadores descobriram que o trabalho da força de contração muscular excêntrica é mais eficaz para fortalecer e aumentar o diâmetro dos tendões.

Hoje vamos falar do tendão de Aquiles, é o que une os músculos da panturrilha e sóleo ao calcâneo. Portanto, se queremos reforçar o nosso tendão de Aquiles, um exercício muito adequado é a elevação da panturrilha.

Contração concêntrica ocorre na fase ascendente, o músculo contrai ao encurtar para superar a força da gravidade, contração excêntrica ocorre na fase descendente, o músculo é contraído enquanto é alongado para reduzir a ação da força da gravidade.

Primeiro vamos fazer vários sobe e desce com os pés juntos para aquecer, os movimentos devem ser sempre controlados em velocidade lenta e moderados, então vamos subir ou contração concêntrica pés juntos e descer ou contração excêntrica para um pé com o qual o trabalho excêntrico.

Para começar, devemos fazer: 10 sobem e descem com ambos os pés + 6x subindo com ambos os pés e descendo com apenas um e repetir todo o ciclo.

Podemos realizar esses exercícios de 2 a 3 vezes por semana.

Igualmente importante é o reforço do alongamento, e após a realização de exercícios de fortalecimento esticando o gastrocnêmico e sóleo, quando notamos que a posição é suportável estende-se entre 20 e 30 segundos Em nenhum caso deve forçar até doer.

Estes exercícios são preventivos e não curativas, por isso, se você já tem uma tendinite ou dor nessa área, melhor consultar o seu médico uma vez diagnosticado e ir para o seu fisioterapeuta.


Até.