segunda-feira, 14 de junho de 2010

IOIÔ TESTE

O assunto campeão de pedidos em minha caixa de e-mails é o tal do teste do Ioiô, esta avaliação é muito utilizada por esportes coletivos e uma das suas principais vantagens é poder analisar vários atletas ao mesmo tempo.

O Ioiô teste é uma importante ferramenta para determinar o nível de aptidão individual do indivíduo e, sendo a aplicação do teste simples e rápido. Duas marcas são colocadas a uma distância de 20 metros entre uma e outra. O protocolo do teste é descrito e gravado (90 minutos). O atleta se desloca de uma marca a outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do sinal sonoro. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio, para que o indivíduo possa manter a velocidade até o final do teste. O final do teste dar-se-á pela fadiga do indivíduo ou, pela não complementação dos dois últimos estágios, ficando neste último caso registrado o último estágio completo. O resultado é determinado pela distância percorrida pelo atleta durante o teste e, conseqüentemente transformado em VO2 máx.

Recebo muito e-mail pedindo o CD com o protocolo sonoro, aproveito para dizer que não tenho, nunca procurei, mas imagino que já seja possível baixar na internet, outra sugestão é utilizar uma área alternativa para fazer este trabalho, utilizar um campo de futebol não é a melhor opção, pois grama vai ficar muito danificada, fazer várias raias com cordas ou fitas na distância específica também é uma boa alternativa para organizar o trabalho.










Até.