quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TUDO SE COPIA





Dentro da educação física acontecem coisas muito interessantes, parece que grande parte do profissional da área quer criar uma nova metodologia ou um novo método revolucionário de treinamento e até mesmo um equipamento mirabolante. Os educadores físicos de uma forma geral apresentam duas características bem marcantes CRIATIVIDADE e talvez a palavra certa seja impaciência para ler e estudar.

Temos que ter consciência que a lâmpada já foi inventada e os créditos são do inventor que deu a luz a escuridão pela primeira vez, as modernizações e adaptações são importantes, mas não podem ser creditadas com o mesmo valor!

Para o profissional que estuda a fundo perceberá que dificilmente existem novidades verdadeiras e sim “melhoramentos” de coisas já existentes.

Atualmente tenho utilizado para complemento de treinamento de meus atletas de natação o tal do TRX, excelente, mas não tem nada de novidade, tudo baseado em treinos já utilizados por russos há anos, exercícios utilizados por ginastas olímpicos há pelo menos 20 anos!

Então surgindo algo novo em sua academia, aparecendo na televisão ou em revistas de ginástica desconfie, se você é profissional da área busque informações na história do treinamento desportivo em países como Rússia, Alemanha, Cuba e terá chance de antecipar muitas coisas:

Novos Nomes x Antigos Trabalhos:

TRX: Treino em suspensão, utilizado pelos SEAL da marinha americana que pudessem treinar em qualquer lugar e agora utilizados em academias.
É exercícios que estabilizam as articulações, muita força isométrica, treinamento utilizado há anos por ginasta.

SPINNING: Patenteado em 1989 como programas de treinamento indoor e muitos ainda acham que foi uma das maiores criações do mundo do fitness!
Bicicletas quase idênticas as ergométricas, equipamento utilizado por diversos atletas para aprimoramento das capacidades físicas antes dos anos 80, o atleta ZICO quando atuava no Flamengo e passou por um processo de hipertrofia pedalou e muito nas antecessoras do spinning.

Plataforma vibratória transmite vibrações mecânicas a todo o corpo, prometendo: fortalecimento dos músculos, melhor fluxo sanguíneo, redução de celulite, estimulação do sistema hormonal, prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose), contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.

Há pelo menos 30 anos a Europa estuda sobre as plataformas vibratórias, foi utilizado pro astronautas, existem discussões e não comprovam 100% sua eficiência, existe algumas informações que foi utilizado para tortura soldados na época da guerra fria.

Só para citar alguns!

ATË.