quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Escocês x Russo = The Fly Scotsman




Olá, depois de diversos desencontros nas prateleiras da locadora consegui um dia desses assistir um filme que há tempos gostaria de ver, isso graças a um novo sistema de locação de filme via internet que de inicio fiquei desconfiado, mas realmente funciona onde você programa qual filme quer assistir e quando quer devolver sem custo a mais e sem se preocupar em sair de casa, fica tudo por conta do motoboy.

O filme em si é bom e todos que trabalham com esporte e principalmente que gostam de ciclismo e bicicletas devem assistir, um filme baseado em fatos reais e recente ainda por cima, já que a história acontece na década de 90. O Escocês Voador (The Flying Scotsman) – 2006 é o nome do filme.

A idéia não é contar o filme, apenas fazer uma postagem sobre uma situação do filme ou da vida do atleta que tive a oportunidade de conhecer de outra forma.

Em um dado momento da vida do atleta Graeme Obree, bi-campeão mundial de ciclismo, vendo a imagem de um super herói voando parte para a utilização dessa posição.

Ano de 2001, Moscou-Rússia. Em minha segunda breve passagem por este país, tive a oportunidade de conhecer um senhor, uma figura um tanto diferente, um cientista parecendo ter saído de um filme tipo “De Volta para o Futuro”, esse homem usava um óculos fundo de garrafa, daqueles que deixa os olhos bem pequenos e trajava sempre a mesma roupa, um paletó verde e na lapela broches com símbolos ligados ao ciclismo, dentre eles um com a logomarca da COLNAGO.

Conheci este senhor na Cátedra de ciclismo, triathlon e automobilismo, sempre que eu podia ia nesse departamento ver as fotos que tinham no mural, tentar entender alguma coisa.

O meu primeiro contato com este senhor de inicio não foi dos mais amigáveis, em certo momento imagino que ele tenha me perguntado o que eu gostaria e sendo isso ou não eu respondi que estava vendo as fotos em seguida com auxilio de mímicas perguntei se era ele em uma foto e com isso quebrei o gelo, conseguimos iniciar uma conversa onde me identifiquei como estudante brasileiro e com isso este professor começou a falar um pouco em Russo e um pouco em Italiano o que facilitou as coisas, não que eu fale italiano, mas naquele momento era mais fácil. Nesse breve diálogo fui questionado pelo menos duas vezes se eu era um espião, na hora achei engraçado e achei que deveria ser um tipo de trauma de ex-soviéticos, mais tarde entendi o motivo.

Após algumas visitas ele já me chamava de “Amico Giovani” jovem em italiano e aos poucos fui conhecendo um pouco da sua história, esse professor chama-se MARTINOV, mais conhecido como “Martinov o Inventor”.
Professor Martinov foi um ex-grande atleta soviético detentor de vários títulos e recordes no ciclismo:

• “Campeão Moscovita de estrada em 1955, 200 km: 5h12’17”
• “Recorde Mundial 100 km em pista 1956: 2h28’31”
• Vários títulos em bicicleta tandem, etc...

Martinov o Inventor, desenvolveu diversas peças e equipamentos para o ciclismo, foi consultor de diversas fábricas de bicicletas e também foram muitas as suas idéias roubadas e uma delas foi à posição aerodinâmica super-homem, que o ciclista escocês do inicio da nossa conversa utilizou para conquistar seu segundo recorde mundial da hora contra o relógio em pista.

Perdi completamente o contato com este professor, nem sei se ainda está vivo, na época em que lá estive a vida dos russos ainda passava por um período conturbado e esse professor com diversos títulos acadêmicos fazia “bicos”em uma feira transportando turistas no verão e mercadorias no inverno em sua carroça movida a pedal, para aumentar sua renda.



Até.