quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SUPER ATLETAS, PRESENTE! E O FUTURO?

Tenho trabalhado com alguns jovens atletas de natação e às vezes vejo coisas que impressionam em força, flexibilidade, coordenação, resistência, etc.
Alguma característica especifica do esporte e outras não, algumas treinadas e outras coisa de genética mesmo.

Recentemente apareceu um garoto “meio” fora de série, com pouco menos de 1,75m, bom, tem dia que executo exercício suspensos pendurados em uma barra bastante alta algo mais que 3m que muitos precisam de ajuda para subir, mas esse garoto sem muito esforço da um pequeno salto e praticamente voa passando frouxo pela barra parece coisa de super herói, rsrs...

Bom, junto a isso recentemente assisti esse vídeo do link abaixo que me ajudou a por em questão se o treinamento desportivo nos últimos 10 anos não parou um pouco no tempo, ficamos com medo de arriscar, de lesionar, de inovar ou será que algumas dessas técnicas de treinamento ficavam limitadas a algumas modalidades ou atletas? Digo isso porque essas “aberrações” estão aparecendo com freqüência, mas isso é recente, de poucos anos para cá.

Há uns 20 anos atrás víamos desenhos, filmes de ficção que hoje são realidades como telefone celular, relógios cheio de função, GPS, computadores portáteis, etc. Assistíamos também seriados e filmes com pessoas com super poderes: resistentes, velozes, fortes... O incrível Hulk, O homem de 1 milhão de dólares, só para citar alguns. Agora parece que esta ficção também está virando realidade.