domingo, 13 de fevereiro de 2011

CÓDIGO DE ÉTICA


Internet…dizem que tudo que acessamos, visitamos, postamos é possível descobrir, dizem que é um ótimo instrumento para controle da polícia, aqui todos podem expressar seus pensamentos, seus ideais, semana passada ouvi que toda a confusão do Egito foi combinada pelo FACEBOOK.
Bom, hoje farei uma postagem diferente, algo com intuito de deixar aqui gravado e se fosse possível talhava a mão no monitor para que todos saibam para sempre.

Dentre os diversos campos de atuação do profissional de educação física o que mais me fascina é a performance humana, obter a melhora do desempenho através de diferentes trabalhos, atingir um objetivo pré-estabelecido a fim de vencer um adversário, vencer uma competição, vencer a si mesmo perdendo gordura, ganhando músculos, etc.

Aonde eu quero chegar? Quero dizer e afirmar que sou contra qualquer tipo de substância dopante que tenha o objetivo de melhora de performance, jamais indicarei algo parecido a algum atleta sob meus cuidados. Constantemente somos sondados para indicar suplementos alimentares e eu com formação, diversos cursos de atualização e especialização em fisiologia não me considero a pessoa mais indicada para falar sobre isso, para esse caso temos nutricionistas e médicos bem mais preparados com bem mais horas de estudo.

A cada dia que passa vejo como as pessoas são capazes de tudo para vencer, antigamente era mais aceitável, pouca informação e algumas modalidades esportivas eram mais praticadas por atletas com menos estudo, mas hoje é inaceitável!
Pessoas tem se dopado para ficar bonitos, para vencer “competição de bairro” sem projeção, sem premiação em dinheiro, sem nada...

Deixo aqui registrado minha forma de agir e de trabalhar, no momento da formatura juramos trabalhar de forma ética e honesta e pretendo seguir assim sempre, mas sou ciente que um dia algum atleta sob meus cuidados possa utilizar algo escondido e por isso essa fiscalização acaba sendo mais uma das minhas funções.

Não vale a pena, uma hora a casa cai, a honra cai, a saúde cai, exemplos são mostrados diariamente.

Até.