quarta-feira, 8 de junho de 2011

IRONMAN E ATLETAS DE ELITE


IRONMAN, como é grande tudo que está ligado a este desafio, essa semana tivemos mais um exemplo 2 mil inscrições esgotando-se rapidamente a U$ 600,00 sim eu sei que não são liberadas todas as 2mil, mas mesmo assim o montante de dinheiro que foi faturado em mais ou menos 15 minutos é algo a se respeitar.

Bom, mais de uma semana se passou é não posso deixar de comentar o desempenho de GUILHERME MANOCCHIO.

Comecei a conhecer melhor o atleta Guilherme Manocchio há mais ou menos três anos, primeiramente como colega de treino, posteriormente ele “embutido” na equipe de natação com qual trabalho iniciamos um trabalho visando força e principalmente proteção a lesões para o Ironman 2010 e desde então não paramos mais.

O meu envolvimento com o triathlon é de longa data e graças a oportunidades que foram surgindo principalmente junto de um treinador chamado Homero Cachel. Professor Homero foi responsável pelo descobrimento, desenvolvimento de grandes nomes do triathlon e eu junto dele ora como atleta ora como professor em inicio de carreira conseguia observar muitas coisas, muito desses atletas fizeram musculação sob minha orientação e praticamente todos passaram por mim para serem avaliados diversas vezes no percentual de gordura.

Diariamente vendo essa turma treinar aprende-se muito, a turma era grande com diversos atletas amadores também, hoje eu não sei precisar quantos atletas de triathlon eu conheci ou conheço, são muitos, atletas fisiologicamente privilegiados, atletas nem tanto fisiologicamente privilegiados, mas mentalmente fortes atletas displicentes, atletas ricos, atletas pobres, atletas que treinam bem e competem mal, etc.

Em todos esses anos pude ver apenas três caras com atitudes muito parecidas, é surpreendente como são parecidos mentalmente nos treinamentos, principalmente nas difíceis séries de natação onde eu mais pude acompanhar, focam o trabalho de uma forma concentrada, não brincam, não demonstram dor, não negociam treino, a postura desses caras é muito diferenciada.

Selecionar atletas se baseando em testes de laboratório, desempenho em treinamentos e provas sem expressão, jamais vai definir um possível medalhista, tem coisas que são descobertas apenas no dia a dia, naquele dia de festa que tem de treinar, naquele dia frio, naquele dia que brigou com alguém querido, naquele dia que foi pressionado pela esposa, pela namorada, pelo filho, pelos pais, pela escola, naquele dia que está fisicamente destruído.

Eu ainda não sei como mensurar essas observações como falei é mais do que fisiológico, fisiologicamente muitos atletas são parecidos, psicologicamente também existem vários atletas com abordagem parecida. Para chegar nessas observações o processo é demorado, não é questão de olhar apenas, são anos e anos observando o dia a dia, conversa em véspera de prova, conversa em vestiário, talvez até o fato de não ser o treinador principal permitiu eu poder observar esses pequenos detalhes.
Ë isso, parabéns Guilherme Manocchio você é alto nível!

ATË.