sexta-feira, 20 de abril de 2012

TREINO ESPECÍFICO, ERROS E ACERTOS




Fim de semana passado estive em Florianópolis participando pela segunda vez da famosa corrida "Volta a Ilha", evento fantástico com muitos atletas de todos os níveis, a paisagem talvez uma das mais bela quando juntamos Esporte x Natureza.

A cada evento que competimos surge um aprendizado diferente, independente do nível de performance que nos encontramos, para esse evento em si, aproveitei o feriado de páscoa que antecedeu a prova para fazer treinos específicos na areia da praia, pois nunca me senti confortável correndo na areia e por isso optei em fazer treinos nas areias do nosso litoral, testei três modelos diferente de tênis para ver qual seria o mais indicado para essa situação de areia fofa a areia molhada, esse tipo de treinamento teve um resultado bastante satisfatório, pois nunca me senti tão confortável correndo na areia da praia durante a competição.

Como tudo não é só alegria, também tive erros, peguei dois trechos bem complicados de mata e subidas.O fato de ter participado de diversas competições em minha vida e estar indo para mais essa com o intuito de integrar uma equipe que estava sob meus cuidados e de mais um colega como treinadores, subestimei um dos meus trechos, acreditava que não poderia ser tão difícil como todos falavam.

Hoje tenho consciência que poderia minimizar a sobrecarga sofrida, minimizar o tempo de conclusão do trecho "se" eu tivesse simulado as situações tanto de aclive como de declive encontradas no Morro do Sertão.

Qualquer atleta independente da modalidade deve fazer sessões de treinamento simulando a situação de prova, de jogo, etc. Fazer o reconhecimento do local é de fundamental importância e já vi vários atletas acharem que isso é balela, mas também já vi muitos atletas se beneficiarem de conhecerem muito bem o percurso. Recentemente li em um livro que um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos mesmo perto de sua aposentadoria entrava na quadra antes das partidas, percorria todo o piso batendo bola e sentindo suas imperfeições, caso ele recebesse uma bola e o jogo estivesse apertado ele saberia que ação tomar.

Na sequência das postagens escreverei mais sobre cuidados relacionados a modalidades esportivas e alguns exemplos reais.

P.S: O gráfico acima é a altimetria captada pelo meu Garmin, trecho Morro do Sertão.
Até.