sábado, 16 de janeiro de 2010

Intensidade da Carga



INTENSIDADE DE TREINO

O termo “intensidade” é amplamente utilizado no meio do treinamento desportivo, a intensidade do trabalho pode estar relacionada a diversos fatores e normalmente cada modalidade esportiva utiliza forma que mais se adéqua a sua realidade.

As modalidades desportivas de força são comuns utilizar índices de peso, percentagens relacionadas à carga máxima carregada.

Jogos desportivos e modalidades de combate, normalmente utilizam-se ações numa unidade de tempo e aos índices ligados a freqüência cardíaca.

Modalidades cíclicas como corrida e ciclismo utilizam a freqüência cardíaca, já na natação alguns treinadores preferem fazer a relação da intensidade com o melhor tempo em tiro de 50m, 100m, 200m, 400m, 1500m dependendo da prova do nadador.

Se você quer descobrir qual a intensidade que realiza seus treinos relacionados com a freqüência cardíaca pode utilizar da fórmula abaixo:

I= ( FC da carga - FC de repouso / FC máxima - FC de repouso). 100%

- FC de repouso mede-se de manhã
- FC máxima mede-se num teste ergométrico crescente em graus com o trabalho até a exaustão.

Exemplo: um individuo apresenta uma freqüência cardíaca de repouso de 48 batimentos por minuto e no teste de esforço chegou a 190 batimentos por minuto (BPM), trabalhando com freqüência de 166 BPM, estará trabalhando na seguinte intensidade:

I= (166 - 48 / 190 – 48). 100%

I= 83,09 %



Até.