domingo, 31 de janeiro de 2010

YURI VERKOSHANSKY



YURI VERKOSHANKI

Professor Yuri Verkhoshansky é conhecido da maioria dos leitores como o investigador russo que inventou a formação do método pliométrico.

Muitos treinadores e cientistas desportivos em todo o mundo, no entanto, reconhecem Y.Verkhoshansky como uma figura proeminente no domínio da formação de força explosiva, um dos maiores especialistas da teoria dos esportes cujas idéias de formação foi implementado e expandido como: metodologia de treinamento de força especial e preparação física especial, efeito de treinamento a longo prazo, criou um sistema de treinamento conhecido por sistema de blocos de periodização.

Para alguns especialistas de formação de desporto, ele é conhecido como o primeiro cientista aplicado a fisiologia de adaptação na análise teórica no processo de formação do desporto.
Alguns especialistas de treinamento também sabem que há mais de 20 anos ele introduziu a nova abordagem da formação planejada.

Yuri Verkhoshansky começou sua carreira nas tarde 1950, como treinador de atletismo e professora de educação física, em Moscou no Instituto de Engenharia da Aeronáutica. Em apenas dois anos ele alcançou resultados incríveis; transformando estudantes universitários não-atleta, 12 pertencentes ao seu desporto agrupam em alto nível de saltadores no atletismo. Além disso, ele se tornou famoso como o primeiro treinador soviético a introduzir a Squat Barbell na formação dos saltadores e velocistas. Para adicionar à sua longa lista de contribuições, ele criou o método de choque e inventou o salto de profundidade.
Logo depois, ele se tornou o treinador principal da seleção de Moscou nos eventos sprint e salto, consolidando como treinador do corredor Boris Zubov, recordista europeu de sprint.

Nos anos 60,Y. Verkhoshansky começou sua primeira investigação científica e escreveu inúmeros artigos descrevendo seus métodos de treinamento. Alguns anos mais tarde, ele terminou seu primeiro livro, "Salto triplo", preparou-se e defendeu a dissertação “The Biomechanical Analysis of the Landing Phases of Track & Field Jump Movements” para ganhar seu primeiro título científico (equivalente ao doutorado).

No final dos anos 60 Y.Verkhoshansky começou seu trabalho no Instituto de Estado Central da educação de física e desporto como docente (ou um professor ajunta) na cátedra de atletismo e biomecânica. Ele começou a investigação do problema da organização e otimização do processo de formação.

Y. Verkhoshansky nesse sentido foi fortemente influenciado pelas idéias de Bernstein N.A. (o fundador da escola nova de Fisiologia e autor de "Fisiologia da atividade"), o cientista soviético lendário formulou a teoria fundamental de um sistema de motor auto regulável, no qual ele expressou as idéias básicas da cibernética 20 anos antes de seu fundador Norbert Viner.

Desenvolver as idéias de Bernstein, Y.Verkhoshansky começou a utilizar o método de sistema para analisar o processo de formação, criar o novo método de planejamento: programação de formação. Dez anos mais tarde, ele acrescentou esta abordagem, o novo elemento básico: a Fisiologia da adaptação e começou a desenvolver e expandir a nova moderna teoria e metodologia da formação de desporto.

No inicio dos anos 70 Y.Verkhoshansky preparou sua segunda dissertação "Otimização do Processo de Formação de atletas de níveis elevados em disciplinas de desporto de resistência-velocidade". Ele obtém o título de doutor Habilitatus (Doc Hab, o grau superior científico do Leste Europeu) e, na seqüência, o título de honra como professor do Rank Acadêmico( Academic Rank Professor).

Ele se tornou o chefe do Instituto Central da cultura física e desporto científico laboratório de pesquisa, onde a agenda principal foi "a otimização da formação de atletas de níveis elevadas e a Fisiologia da capacidade de trabalho do desporto".

Durante os anos 80 professor Verkhoshansky era um membro do Conselho Científico do Instituto e membro da Comissão de graduação científica da União Soviética. Ele foi o chefe da Comissão que levou e controlou a investigação científica, nos institutos de educação física e desporto, para todos os países da ex USSR. Estes centros elaboravam os sistemas de treinamento para os atletas de alto nível.

Nos anos 80 tardiamente o professor Verkhoshansky foi recompensado pelo Comité Olímpico pela sua elaboração dos conceitos gerais de preparação da União Soviética equipas nacionais soviéticos e treinamento para os Jogos Olímpicos e outras competições internacionais. Ao mesmo tempo, ele trabalhou como um professor associado na Escola Central de treinadores de elite que é o mais importante centro para as equipas nacionais.

No início da década de 90 ele foi chefe do centro de teoria e metodologia no Instituto de pesquisa do desporto russo e, ao mesmo tempo tornou-se o Vice-Presidente da Academia Internacional informações; mais adicionando a sua contribuição.

Em 1992, foi eleito Presidente da Associação Internacional de Teoria e Metodologia da formação no desporto de elite, o Congresso Internacional Sports científico em Israel.

Durante muitos anos, professor Verkhoshansky tem pavonear a filosofia, a fisiologia e a metodologia de desportos de formação e programação de treinamento na Rússia e outros países incluindo; Áustria, Estados Unidos, Espanha, Jugoslávia, Grécia, Israel, África do Sul, Alemanha, Itália, França, dos Países Baixos, Portugal e a Bulgária.
Juntamente com estas palestras, Dr. Verkhoshansky é autor de mais de 500 documentos científicos-metodológicos e monografias de mais de 20. Seu trabalho tem sido traduzido em 22 línguas estrangeiras e publicado em 29 países. Ele era um editor associado do Jornal NSCA, Jornal de aplicada Sports Science Research, Fitness e desportos revisão internacional (EUA) e Leistungssport (Alemanha). Ele foi e é atualmente membro do International Sports Sciences Association (ISSA) nos Estados Unidos.

Desde 1995, o foco do professor Verkhoshansky foi como um consultor científico para o Comité Olímpico Nacional da Itália. Para isso e muito mais, ele reconheceu formalmente a sua contribuição para o desenvolvimento do desporto italiano.



Livros publicados


2006 TREINAMENTO DE FORÇA ESPECIAL. MANUAL PRÁTICO PARA INSTRUTORES EUA YOSEF JONHSON

2001 LA MODERNA PROGRAMMAZIONE DELL'ALLENAMENTO SPORTIVO ITÁLIA CONI - ESCOLA DELLO SPORT

2001 LA PREPARAZIONE FISICA ESPECIAL ITÁLIA CONI - ESCOLA DELLO SPORT

2001 INTRODUZIONE ALLA E TEORIA METODOLOGIA DELL'ALLENAMENTO SPORTIVO ITÁLIA CONI - ESCOLA DELLO SPORT 198

2001 TEORIA Y DEPORTIVO METODOLOGIA DEL ENTRENAMIENTO ESPANHA PAIDOTRIBO EDITORIAL, BARCELONA 100

2000 HIPERTROFIA MUSCULAR. CORPO-BUILDING BRASIL EDITORIA LTDA, RIO DE JANEIRO 100

1999 TODO SOBRE EL METODO PLIOMETRICO ESPANHA PAIDOTRIBO EDITORIAL, BARCELONA 191

1997 MEZZI E METODI POR L'ALLENAMENTO DELLA FORZA ESPLOSIVA. TUTTO SUL METODO D'URTO ITÁLIA SOCIETÀ SPORTIVA DE STAMPA 160

1996 FORCA. MUSCULARES DE TREINAMENTO DA POTENCIA BRASIL LONDRINA, DESPORTIVAS CENTRO DE INFORMACOES 200

1995 ESPECIAL DE PREPARACAO DE FORCA BRASIL PALESTRA DO GRUPO SPORT. RIO DE JANEIRO 132

1995 EIN NEUES TRAININGSSYSTEM PELES AZYKLISCHE SPORTARTEN ALEMANHA PHILIPPKA-VERLAG 136

1994 SUPER TREINAMENTO
Y (VERKHOSHANSKY., SIFF, M.) ÁFRICA DO SUL, ESTADOS UNIDOS, ESPANHA (INGLÊS/ESPANHOL) UNIVERSIDADE DE WITWATERSRAND O - JOANESBURGO. SUPERTRAING INSTITUTE DOS EUA? 472

1993 TREINAMENTO DE FORÇA ESPECIAL. MANUAL PRÁTICO PARA INSTRUTORES ESTÓNIA (EM INGLÊS) AUTOR 128

1992 SPECIFICNA SNAGA U SPORTU. TEORIJA, METODIKA (VERHOSANSKI Y. ET AL.) JUGOSLÁVIA PROMETEJ, NOVI SAD 126

1992 L'ENTRAIMENT EFFICACE. POUR UNE PROGRAMAÇÃO EFFICACE DE L'ENTRAINEMENT FRANÇA PRENSAS UNIVERSITÁRIOS DE FRANCE 184

1992 EIN NEUES TRAININGSSYSTEM PELES ZYKLISCHE SPORTARTEN ALEMANHA PHILIPPKA-VERLAG 135

DE 1991 ULTRA MASSA MANUAL. PARA BODYBUILDERS AVANÇADOS. EUA DESEMPENHO DE DESPORTO DE ATLETIC 62

1990 DEPORTIVO ENTRENAMIENTO. PLANIFICATION Y PROGRAMACION ESPANHA DEPORTES TECNICAS, EDICIONES MARTINEZ ROCA, BARCELONA 166

1988 EFFECTIVES TRAINIEREN. NEUE WEGE ZUR PLANUNG UND ORGANIZAÇÃO DES TRAININGSPROZESS ALEMANHA SPORTVERLAG, BERLIM 168

1987 LA PROGRAMMAZIONE E L'ORGANIZZAZIONE DEL PROCESSO DI ALLENAMENTO ITÁLIA SOCIETÀ STAMPA SPORTIVA, ROMA 166

1985 ПРОГРАММИРОВАНИЕ И ОРГАНИЗАЦИЯ ТРЕНИРОВОЧНОГО ПРОЦЕССА (PROGRAMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO) RÚSSIA MOSCOU 175

DE 1977 ОСНОВЫ СПЕЦИАЛЬНОЙ СИЛОВОЙ ПОДГОТОВКИ (AS BASES DA FORÇA ESPECIAL FORMAÇÃO NO DESPORTO) RÚSSIA MOSCOU 214

1961 ТРОЙНОЙ ПРЫЖОК. ФИС (PRYZOK DE TROINOJ; SALTO TRIPLO) RÚSSIA MOSCOU 175


Até.