sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LEV PAVILOVCH MATVEEV



Honrado Cientista da Rússia, o professor Lev Pavlovich Matveev - um dos teóricos mais proeminentes e metodológicos, nacionais e ciência do mundo da cultura física e desportiva.

Seus mais de meio século de atividade científica e enorme potencial criativo são preenchidos com originais e excepcionais resultados criativos. Ele autor de mais de 350 artigos científico, política metodológico, e outras publicações, incluindo várias monografias importantes, amplamente conhecidas no nosso país e no exterior. Basta dizer que o trabalho de LP Matveev, traduzido e publicado em 30 países e em quatro continentes. Sob sua supervisão concluída com êxito uma série de trabalhos de pesquisa sobre questões-chave na teoria da cultura física e teoria do esporte. Para trabalhos científicos LP Matveev recebeu repetidamente medalhas de ouro "para o melhor trabalho de investigação sobre a cultura física e do desporto", diplomas e outros certificados que comprovem a sua alta dignidade.

LP Matveev teve contribuição na ciência da cultura física e do desporto e é reconhecido internacionalmente. A ele foi conferido o título de doutor honoris causa em universidades estrangeiras (Alemanha Escola de Educação Física, Universidade de São Paulo), é marcado por J. Comenius Medal (Checoslováquia), Medalha de Mérito (Bulgária), outros sinais de reconhecimento em muitos países ao redor do mundo (Brasil, Espanha, China, Cuba, Polônia, Chile, Iugoslávia e outros).

LP Matveev criou uma escola científica, ganhou um grande prestígio internacional, que deram um contributo significativo para os conceptuais regulamentos, políticas e fundamentos metodológicos de um sistema nacional de formação de atletas.

Prestou constantemente muita atenção à formação de especialistas altamente qualificados, que deram suporte a seu trabalho de desenvolvimento e conteúdo científico do ensino e treinamento físico, o que resultou em novos programas para bacharéis, mestres e doutorandos. LP Matveev é o autor do primeiro e de vários subseqüentes livros nacionais sobre a teoria e metodologia da educação física e teoria do esporte para as escolas especiais. Sob sua liderança, foi executada mais de 100 teses de doutorado e doutorado.

LP Matveev estado ganhou 18 prêmios, entre eles - para os feitos heróicos nas áreas da Grande Guerra Patriótica: a Ordem de Guerra Patriótica grau I e II, Estrela Vermelha, a medalha "Para a Defesa de Leningrado", "para a vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945. "e" Para Valiant Trabalho”," Amizade dos Povos”, etc.

Lev Pavlovich Matveev por muitos anos e continua a levar uma frutífera científica e organizacional do trabalho comunitário, nomeadamente como presidente e membro do Presidium do All-Union Scientific-metodológico do Conselho de Aptidão Física e Desportos, membro do Conselho Geral da Comissão de Desportos da URSS, coaching, conselho de educação da aptidão, ativista comunitário "Conhecimento", membro do Comitê Olímpico e a Academia Olímpica, um perito WAC, aconselhou organizações de trabalhadores nos esportes, universidades e institutos de pesquisa para treinadores e atletas.

Desde 1946, a vida LP Matveev foi associada com o Instituto de Cultura Física, onde foi imediatamente depois da guerra. Lev Pavlovich trabalhou na Universidade como conferencista sênior, professor adjunto, chefe do Laboratório, vice-reitor.

Ainda hoje, existem discípulos e seguidores, LP Matveev gerenciou um dos mais antigos departamentos da Academia - Departamento de Teoria e Metodologia da Cultura Física.

Faleceu dia 21 de julho de 2006, em Moscou, chefe da Cátedra de Treinamento Desportivo da Universidade Estatal de Cultura Física da Rússia, aos 84 anos.

Tive a oportunidade de ouvi-lo em uma aula em que até o tradutor tinha dificuldade de entender seu linguajar altamente cientifico e filosófico, mais tarde soube que mesmo os alunos russos se esforçavam para entender.

Até.

P.S: Texto traduzido do russo.