terça-feira, 13 de abril de 2010

Maturidade Biológica, vilã ou não? PRIMEIRA PARTE


Há alguns anos colegas pesquisadores fizeram um levantamento das datas de aniversários de jogadores de futebol espalhados pelos clubes brasileiros na categoria de base e descobriram que na grande maioria os meninos em atividades eram nascidos no primeiro semestre, essa pesquisa não foi inédita e sim uma comprovação de dados que pesquisadores do mundo inteiro já vêm fazendo há anos sobre a “detecção do talento”.

No livro “Outliers” traduzido no Brasil para “Fora de Série” o autor Malcolm Gladwell reproduz de forma resumida a pesquisa do psicólogo canadense Roger Barnsley que na década de 80 pela primeira vez chamou atenção ao fenômeno idade relativa.

O psicólogo canadense foi com a família assistir uma partida de Hóquei no Gelo e ao deparar com a lista de jogadores notou a “coincidência” de quase todos os jogadores nascerem nos primeiros três meses do ano, após isso Barnsley foi para casa e fez o maior levantamento que conseguiu das datas de nascimento dos jogadores de hóquei profissional e encontrou o mesmo padrão, pesquisou diversas ligas e outras modalidades esportivas e tudo continuou igual.

A explicação para esse fato é bem simples, não há nada de magia para os nascidos no primeiro trimestre e sim uma questão de “crescimento físico” ou “maturidade biológica”. Em algumas fases da vida como entre 10 e 13 anos a diferença entre um garoto nascido em janeiro para o nascido em dezembro do mesmo ano pode ser bastante grande em ganhos de força, velocidade, resistência, concentração, capacidade cognitiva, inteligência de uma forma geral.

O que isso acarreta e ou vem acarretando na segunda parte.

Até.