segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perfil do Triatleta Olímpico - II Parte




Olá, continuando, hoje já existem diversos estudos sobre o perfil do triatleta olímpico, lembro quando falo “Triatleta Olímpico” não quero dizer atletas amadores que participam de provas na distância olímpica e sim atletas de elite, atletas profissionais que conseguem se classificar para a final olímpica.

Alguns pesquisadores fizeram comparações entre triatletas e atletas de elite da modalidade individualmente, alguns números:

Estatura Média:
Ciclista = 179,75
Triatleta = 179
Corredores de 10 km = 177,68
Nadadores de Fundo = 185

Os nadadores apresentam uma maior distancia por menor freqüência de braçada que os triatletas (1,23m x 0,92m)

Peso Corporal Médio:
Ciclista: 70,1 Kg
Triatleta: 68,58 Kg em Sidney 2000 71,98 Kg
Corredores: 67,2 Kg

Verificando os atletas que vem se destacando podemos dizer que a tendência para o tipo físico ideal para o triatleta futuro que corra nas provas 1500/40/10 são atletas magros, altos acima de 180 cm, membros inferiores longos para uma maior amplitude de passada e também alavanca no ciclismo, pouco volume de massa muscular.

Esportes de desempenho existem o limitador do tipo físico diferente dos esportes de habilidade motora, o triathlon mesmo sendo um esporte de desempenho tem dois facilitadores, a utilização da roupa de borracha para nadar e a bicicleta que devido à relação de marchas e medidas específicas ajudam o atleta.

Comumente existem discussões de qual o esporte menos selecionador até chegar ao alto nível? Em minha opinião excluindo algumas posições como goleiro e zagueiro é o futebol, desde que o garoto saiba jogar, também porque a habilidade motora com os pés é uma das mais difíceis. No futebol temos MUITOS casos de jogadores que chegam ao alto nível sendo alto, baixo, magro, gordo, pernas tortas, etc.

Até.