quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Treinamento Técnico de Corrida



Uma das maiores dificuldades que os treinadores de corrida de rua tem com os iniciantes é convencê-los que os treinamentos técnicos ou educativos são importantes para o aprimoramento da atividade.

Já a um bom tempo envolvido nesse meio venho percebendo que a grande parte dos iniciantes procura a corrida como meio de queima calórica, ou seja, emagrecer, com o passar do tempo a busca para diminuir tempo e superar algum colega/adversário faz com que queiram treinar de maneira mais séria.

Infelizmente a correção técnica de uma passada, de um movimento de braço é mais difícil de ser feita, pois já se passaram meses, anos, muitas vezes maratonas e maratonas concluídas.

É importantíssimo que os treinadores façam com seus aluno/atletas realizem sessões e mais sessões de treinamento educativo, fazer com que eles entendam que isso é necessário, para correrem de maneira “funcional” evitando futuras lesões e principalmente melhora de desempenho. Os professores também devem ter um bom “leque” de exercícios técnicos para passara a seus alunos/atletas e não ficar somente com calcanhar batendo nos glúteos ou correndo com o joelho alto.

Ë mais do que comprovado que os atletas mais velozes são os mais coordenados. Você sabia que à medida que imprimimos mais velocidades perdemos coordenação?

Nunca esqueço um atleta já com certa “bagagem” chegou pra mim dizendo que precisava de uma ajuda, pois gostaria de baixar seu tempo na maratona já algum tempo vinha fazendo sempre na casa dos 3h35min.
Então o convidei para participar de um treino, ele não sabia o que o esperava, que era apenas um treino técnico. Durante a atividade percebi o quanto ele era descoordenado, que seria dificílimo ele baixar os dez minutos em sua prova se não corrigisse algumas coisas, o mesmo teria que aumentar sua velocidade para fazer o tempo que pretendia, mas o nível de coordenação não o permitiria fazer isso.
Bom, acabou o treino expliquei o que identifiquei e antes mesmo de dizer o que teria de fazer ele me falou: “Esse tipo de treino não serve para mim, estou acostumado a fazer várias provas no ano, o meu negócio é correr!”

Graças a alguns sites e uma famosa revista de corrida que sempre coloca os resultados das provas mais famosas posso acompanhar o desempenho desse atleta e há dois anos ele continua fazendo o mesmo tempo na casa de 3h35min, nunca menos que isso.

O melhor é iniciar certo, mudar é difícil causa um desconforto inicial cai o desempenho aumenta tempo, perde para quem está acostumado a vencer e a tentação em desistir é grande, mas com ajuda de um bom treinador e bastante dedicação todos conseguem!

Até.