sexta-feira, 12 de março de 2010

Decidindo no Sprint


No ultimo domingo assistindo os atletas da categoria Elite no Triathlon de Caiobá, pudemos observar diversos “sprints” até cruzar a linha de chegada, afinal é uma competição em que bastante coisa está em jogo já que os primeiros dez atletas têm direito ao pódio e os cinco primeiros com premiação em dinheiro.

Bom, aproveitando a inspiração dos grandes atletas segue dicas de como tirar vantagem dessa situação partindo do lado biomecânico e também fisiológico:
A velocidade da corrida pode ser aumentada de 3 maneiras:
1) Aumentando o número de passos por minuto;
2) Aumentando a distância entre os passos;
3) Aumentando tanto o comprimento quanto as passadas;
De acordo com estudos, ao duplicar a velocidade da corrida de 10 para 20 km/h, o comprimento da passada aumenta 85%, enquanto a freqüência da passada aumenta apenas 9%. Aumento de velocidades acima de 23km/h era obtido principalmente graças ao aumento na freqüência das passadas. Exceto para velocidades muito rápidas, a velocidade da corrida é aumentada principalmente pelo alongamento da passada. Isso não ocorre com o pedestrianista (velocista de marcha), quando o alongamento da passada passa a constituir um meio ineficaz de aumento da velocidade na marcha competitiva, pois a marcha competitiva requer que o pé que está atrás permaneça sobre o chão, até que o pé da frente faça contato, exigindo uma maior participação da musculatura do tronco e dos braços. Esse fator explica o porquê é mais econômico correr do que andar.
Para correr a uma velocidade constante, parece haver uma combinação ótima de comprimento e freqüência das passadas, que depende da mecânica da pessoa ou do "estilo" da corrida. Devido a essa falta de exatidão é melhor optar por uma passada exagerada que por passadas menores. Para o corredor profissional é importante deixar que ele corra com o comprimento da passada que eles escolheram através de anos de prática, produzindo um desempenho mais econômico na corrida. Por isso não existe um estilo melhor que seja característico dos corredores de elite! Apesar de a análise biomecânica ajudar a corrigir certas irregularidades nos padrões de corrida.

Aceleração do Sprint: A técnica de partida e força de explosão acentua o nível do grau de aceleração. Para treiná-la, são oferecidos como conteúdo: todas as formas de exercícios de partida, saltos breves (pés juntos, em uma perna, simples, triplos - todos têm uma relação estreita com um bom comprimento da passada), saltos longos (saltos com impulso de 30, 60, 100 m e mais). A aplicação simultânea de saltos breves e longos apresenta um aumento quase igual da aceleração para a partida, da velocidade máxima de corrida e de resistência de velocidade. Produzindo um maior progresso em corridas de 100 m.

Até.