domingo, 19 de fevereiro de 2012

NÃO DEIXE DE TREINAR


Estamos em temporada de chuvas de verão, chuvas fortes que muitas vezes fazem com que as pessoas tenham que alterar o plano de treinamento.  Nas redes sociais muitas pessoas reclamam da dificuldade de treinar em uma cidade como Curitiba, situação até contraditória já que a cidade tem tradição de ter grandes atletas seja no triathlon ou no ciclismo.

Bom, treinar na chuva não é tão ruim, desde que se tomem medidas preventivas como roupa adequada, iluminação de alerta nas bicicletas e principalmente alimentação e banho quente assim que finalizar o treino.

A chuva faz parte da natureza, temos que ser inteligente em relação a isso, as chuvas traz muito mais benefício aos atletas que malefícios, elas limpam o AR que respiramos, limpa os acostamentos das estradas que pedalamos, alimentam os verdes dos parques que corremos. Quem quer ser atleta é atleta o ano inteiro e não apenas quando está sol e calor. Pedir para parar de chover, ficar reclamando da chuva é ir contra a natureza.
Proponho-me aqui durante essa semana em sugerir alguns trabalhos compensatórios para quem não tem conseguido treinar por esse motivo.

Primeiramente gostaria de informar que esse artigo é direcionando para iniciantes, praticantes amadores e atletas que querem alguma sugestão para variar seu trabalho, atletas profissionais que vivem do esporte nunca deixam de treinar por questões como chuva, frio, calor, vento. Atletas amadores que com freqüência estão subindo no pódio em sua categoria que apesar de não viverem exclusivamente do esporte geralmente tem atitude de profissional para vocês também não cabe esse texto, digo isso porque quem quer treina onde, quando e como quiser independente das circunstancias.

Para quem quiser compensar o treino perdido a primeira preocupação é neutralizar a ingestão calórica diária que seria queimada com o treino, por isso a importância de fazer algo e não ficar parado, na sequência o atleta deve decidir se quer fazer um treino dentro dos objetivos fisiológicos que seu técnico tinha proposto ou optar em fazer outro trabalho como educativos ou tiros curtos de velocidades que não era o objetivo do dia, mas um bom trabalho de ser feito nessas ocasiões.

Então é isso, amanhã começarei a mostrar alguns trabalhos!

Até.