segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Hereditariedade no Desempenho Desportivo


Domingo dia de ficar em casa e aproveitar para arrumar alguns armários. Separando o que é e o que não é lixo, encontro algumas anotações de um curso que fiz já há uns dez anos mais ou menos, como o tempo passa!

O assunto era fatores hereditários no desempenho, lembro muito bem de um dos professores dizer meio em tom sério e meio brincadeira:

“Quer um campeão olímpico? Escolha os pais e os avós primeiro!”

Realmente fatores hereditários influenciarão bastante na performance de um atleta, em 1983 MATVEEV já dizia que deveriam ser levadas em consideração as aptidões hereditárias, pois os desportos dependem muito delas, mas que o trabalho deve ser iniciado cedo para aperfeiçoar essas qualidades.

Lembrei de uma oportunidade em que tive de perguntar a um grande pesquisador Russo se os benefícios adquiridos por um atleta hoje pode ser passado já para a próxima geração? E o mesmo me respondeu que sim, mas que dificilmente traria alguma vantagem direta, mas que se as outras gerações continuassem com a pratica desportiva com certeza esse benefício seria aproveitado, resumindo se você virou atleta e seu filho também, possivelmente seu neto receberá o benefícios de tudo que você fez com seu corpo hoje.

Sinceramente eu não sei o que a Ciência diz isso hoje, afinal já são dez anos, mas por via das dúvidas cuide de você que talvez seu neto seja um campeão!!!


Até.