segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Qualidade no treinamento!





As cargas e intensidades de treinamento têm mudado bastante nos últimos anos e por incrivelmente que pareça para o volume está baixando, mesmo para esportes de longa duração. Os treinadores dos grandes centros têm optado em dar mais qualidade ao trabalho, dando ênfase na intensidade, técnica e atividades complementares.

Perceberam que volumes muito alto de treinamento acabam trazendo mais malefícios do que benefícios, lesões, tempo de recuperação entre outras coisas são alguns dos exemplos.

Esportes como Triathlon trazem em seu histórico uma disputa de quem treina mais, de quem suporta mais... Esse mito de treinar muito vem caindo, principalmente pelos novos campeões, mas alguns ainda insistem em seguir aos moldes antigos.

Os treinadores e atletas têm que estar atento, saber o número de sessões e horas de treino no ciclo anual, pode ajudar! Vários são os comitês olímpicos que já tem tudo isso planificado para cada modalidade desportiva.

A percepção do treinador tem que estar bem "afinada" para saber se o atleta está treinando na intensidade desejada, utilizando a fonte energética pré estabelecida.

Os complementos em ginásio, terapias manuais, psicologia, entre outros, avançaram no espaço deixado pelo volume específico do treinamento, lembre-se esses complementos devem ser somados como sessão de treino no ciclo do atleta.

Até.