domingo, 2 de agosto de 2009

Preparação para Muitos Anos

Preparação para Muitos Anos

O triathlon é um esporte que quando iniciamos na categoria amadora somos separados conforme nossa faixa etária, o fato das categorias serem separadas de quatro em quatro anos, não é à toa, isso permite uma possibilidade dos concorrentes estarem em situações fisiológicas semelhantes, mas nem sempre isso acontece, alguns atletas não aparentam ter a idade que tem e isso é possível de ser notado até em categorias mais avançadas como a 45-49, um dos fatores é que a diferença fisiológica de uma pessoa nascida em janeiro para uma em dezembro do mesmo ano pode ser muito grande.
Estas diferenças necessitam de maior atenção quando trabalhamos com crianças e adolescentes, nem sempre a Idade Cronológica bate com a Idade Biológica e isso afeta diretamente no desenvolvimento e aprendizado motor do futuro atleta.

IDADE CRONOLÓGICA = idade em anos conforme a data de nascimento da pessoa.
IDADE BIOLÓGICA = idade em anos conforme o desenvolvimento fisiológico da pessoa.

Variações possíveis do desenvolvimento físico:

Idade cronológica x idade óssea
Idade cronológica x idade física
Idade cronológica x idade mental
Idade cronológica x idade neurológica

Variáveis com amadurecimento precoce, central e tardio:

Precoce: Agilidade e Velocidade;
Central: Potência Aeróbica e Anaeróbica láctica;
Tardio: Potência Anaeróbica láctica e força muscular;

Muita Atenção nas Etapas
O desenvolvimento das capacidades é mais eficaz quando as influências pedagógicas correspondem às fases mais favoráveis, características para cada faixa etária;

I- Preliminar (Promoção) = 8-11anos
II- Especialização Inicial (Identificação) = 12-14 anos
III- Especialização Profunda = 15-17 anos
IV- Alto Rendimento = 18-20 anos
V- Manutenção do Alto Rendimento = 21 e mais


Não esquecer!

A criança ou mais precisamente o talento é um ser em desenvolvimento e não um adulto em miniatura, por isso:

“O que se perde na infância jamais se recupera na adolescência e juventude, e menos ainda na idade adulta”.V.A. Sujomlinski, pedagogo Russo


“Um atleta talentoso, geralmente, possui características individuais bem definidas. Portanto, é importante, ao trabalharem-se as capacidades desportivas, que o treinamento não manche, não esconda o estilo individual do atleta”.
Fiin, Vladimir P.; Volkov, Vladimir M.



Chance de Sucesso:

A boa integração entre escola, clube e família tem sido apontada como um aspecto básico para aprimoramento do jovem atleticamente bem dotado.


Sabemos que o triathlon surgiu de um desafio em superar limites, mas com as crianças e adolescentes devemos esquecer isso e trabalhar dentro das possíveis variações de desenvolvimento do jovem atleta e sempre pensando na “construção” até o mesmo estar preparado biologicamente para obter o máximo de seu desempenho sem pular etapas do desenvolvimento.
Se não fizermos isso dificilmente seremos formadores de atletas de alto nível e dependeremos de um ou dois atletas bem preparados para representar o Brasil.