domingo, 30 de agosto de 2009

RECUPERAÇÃO APÓS TREINO

Chamado de diferentes maneiras o treino de recuperação é de suma importância para o atleta competitivo, alguns chamam de regenerativo, outros de treino solto e assim por diante.
A finalidade da recuperação após um treino tem por objetivo restaurar os músculos e o restante do corpo em sua condição pré-treino. A recuperação inclui o reabastecimento das reservas energéticas que foram depletadas e a remoção do ácido lático que se acumulou durante o treino.
Sabemos que a velocidade de remoção do ácido lático do sangue e dos músculos pode ser grandemente aumentada realizando-se um trabalho leve, em vez de repousar, durante o período de recuperação.

Para saber:

A ressíntese completa do glicogênio muscular após um exercício de resistência requer uma alta ingestão de carboidratos durante um período ± 46 horas;

Pesquisas comprovam que 95% do ácido lático serão removidos em 1 hora e 15 minutos de repouso-recuperação, após um exercício máximo.

Trabalhar em uma intensidade entre 50 e 65% de Vo2 Máx é considerado uma intensidade ótima para a remoção do ácido lático.

Atletas de elite obtiveram bons resultados na recuperação ativa trabalhando nos primeiros minutos na faixa de 70% do Vo2 Máx e em seguida baixando para 40% do Vo2 máx.

Até.