terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Significado das Idades

Boa tarde!

Segue abaixo a definição dos tipos de idades que comentei no texto anterior, isso facilitará o entendimento e o trabalho do profissional de Educação Física.

1 – Idade Cronológica:

Protocolo criado pelo homem baseado no fator tempo (relógio, calendário, etc.), com a finalidade de facilitar a classificação do desenvolvimento humano e o relacionamento entre os povos, porém é o que apresenta as maiores distorções, pois pode haver o atraso ou a aceleração no desenvolvimento Psico-físico do indivíduo em até 2-3 anos, que é uma margem extremamente ampla quando nos referimos aos aspectos do treinamento desportivo.

2 – Idade Psicológica:

Com base em avaliação psicológica, indica o grau de maturidade do indivíduo. Em algumas modalidades desportivas isto é de vital importância para o sucesso do atleta.

3 – Idade Fisiológica ou biológica:

Esta idade demonstra com maior eficiência o nível de desenvolvimento do organismo, levando em consideração os aspectos ambientais, genéticos, alimentares, etc. Serve para avaliar as possibilidades físicas do indivíduo, sendo constatada através de testes diretos (laboratoriais) ou indiretos (protocolo regionalizados).